O que me incomoda não são as questões sobre o povo hebreu. O povo hebreu existiu (ponto). O que me incomoda é quando a mitologia do povo hebreu é tratada com veracidade histórica.

Me assustam questões com a 4 e a falsa resposta gabaritada da questão 6. A 10 e a 13 tratam os hebreus como um povo com seus problemas sociais.

Quantas você acertaria?
--

Questões sobre os Hebreus

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

a) o monoteísmo 
b) o patriarquismo 
c) a monarquia
d) a arquitetura
e) suas artes e cultura.


2) As constantes batalhas pela reconquista da palestina duraram cerca de 200 anos e durante esse período a palestina foi governada por:

a) juízes 
b) patriarcas
c) monoteístas 
d) reis
e) sacerdotes hebreus

3)  A vida dos hebreus em relação ao socioeconômico pode ser dividida em duas partes, a fase nômade e a fase:

a) religiosa
b) da literatura
c) islâmica
d) das batalhas
e) sedentária.

4) (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:

a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

5) Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:

( ) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia.
( ) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé. 
( ) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião babilônico, cultuando o deus Mazda. 
( ) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
( ) ao período em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.

6) (G1 - uftpr 2008) Os hebreus se constituíram inicialmente em um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs, chefiados por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur, na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina ("Canaã", a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C. Todavia, entre os povos da Antiguidade Oriental, os hebreus foram um dos que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado uma continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre esse povo, assinale a alternativa INCORRETA. 

a) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis. 
b) A religião foi uma das bases da cultura hebraica e sua principal característica sempre foi a crença em vários deuses, entre os quais o principal era Jeová que, segundo a tradição, morava no monte Sinai junto a outros deuses e semi-deuses. 
c) Durante o domínio babilônico na Palestina, o nacionalismo dos hebreus foi sufocado pelos imperadores romanos e o auge da repressão aconteceu com a destruição do templo de Jerusalém, quando os hebreus, então, dispersaram-se por várias regiões do mundo. Esse episódio ficou conhecido como Diáspora. 
d) A Palestina era uma pequena faixa de terra que se estendia pelo vale do rio Jordão. Limitava-se ao norte com a Fenícia, ao sul, com as terras de Judá, a leste, com o deserto da Arábia e, a oeste, com o mar Mediterrâneo. 
e) Os hebreus eram um povo de origem semita, assim como os árabes.

7) (UFPI - 2008) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: 

a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina. 
b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil. 
c) A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica. 
d) As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu. 
e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.

8)  (SANTA CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 - 539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao contato com os neobabilônios, os judeus:

a) passaram a conceber Jeová como identificado com seus problemas sociais;
b) ficaram imbuídos de concepções animistas, adorando as forças da Natureza;
c) adoraram a idéia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus;
d) abandonaram práticas ligadas à magia, como por exemplo, a necromancia;
e) conceberam Jeová em termos antropomórficos, inclusive com qualidades  próprias dos homens.

9) Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:

a. Êxodo
b. Cisma
c. Diáspora
d. Sionismo

10) (Ufpe) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta.

a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus e organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora

11) Assinale a alternativa que se refere à localidade em que os hebreus viviam:

a) No sul da mesopotâmia 
b) No norte do rio Nilo
c) No Oeste da Palestina
d) No Leste da Fenícia
e) Norte de Judá.

12)  (PUC-PR 2010)  Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.

Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:

a) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema. 
b) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza. 
c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal. 
d) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom. 
e) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela.

13) (Ufrn) Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou: 

Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) 
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8) 

Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre 
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam. 
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador. 
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados. 
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia. 


Gabarito:

1) A   (o monoteísmo hebreu teve sua instalação no séc VII AEC)
2) A   (isso faz parte da mitologia hebraica, figuras como Jefté, Sansão, Eli e Samuel são questionáveis e o mito que os envolve, também)
3) E   
4) C   (o monoteísmo hebreu nada teve de "ético". Josias, no séc VII, foi quem determinou que a adoração a YHWH fosse a única e decretou a morte dos demais sacerdotes e a destruição dos altares dos demais deuses. No panteão hebreu existiam deuses como El (o criador, que aparece no Gênesis), Baal (o deus da guerra, destruidor), Asherah (a deusa mãe) e YHWH (um deus menor, herdado do povo nômade Shasu)
5) F - F - F - F - V   (mais uma vez tenta-se dar importância ao monoteísmo hebreu como algo ético, porém, cujas leis conhecemos por sua brutalidade, essa, herdada de códigos morais, como Hamurabi e Manu)
6) B   (Essa questão não é totalmente falsa, pois, realmente o povo hebreu adorava vários deuses e acreditava-se que o Sinai era a morada de YHWH)
7) D   (de novo o  mesmo apelo, sem nunca mencionar que tal monoteísmo só começou no séc VII e se consolidou a partir de Esdras, no séc V AEC)
8) C  (Essa tem algo a ver)
9) EXÔDO foi a fuga dos hebreus do Egito, em função da dominação e da escravização imposta pelos egípcios. O líder desta empreitada foi Moisés. Segundo o relato do Antigo Testamento, as tribos hebraicas conseguiram atravessar o Mar Vermelhor quando, por um milagre, ele se abriu.
CISMA: foi a divisão das tribos de hebreus em dois reinos. O reino de Judá e o Reino de Israel.
DIÁSPORA: Quando os Império Romano tenta oprimir o povo de Jerusalém, os hebreus se revoltam e há um grande conflito entre romanos e hebreus/judeus. O templo de Jerusalém é destruído em 70 d.C. e os hebreus se dispersam, migrando para vários lugares.
SIONISMO: foi o movimento dos judeus, surgido no século XIX e principalmente no seculo XX, que defende a idéia de que os judeus, então espalhados pelo mundo pela diáspora e pela Segunda Guerra Mundial, devem retornar à Terra prometida, a região da Palestina. Isso culminou na criação de um Estado Judaico em 1948: ISRAEL.
10) E  (uma das melhores questões, notem a letra D)
11) A   
12) E  (depois de instaurado o culto à YHWH essa alternativa passa a ser verdadeira, antes, não)
13) C (uma das melhores questões, também, pois, trata o povo hebreu como um povo com problemas nas relações de poder e trabalho)
1

Visualizar comentários

Carregando